II CONGRESSO BRASILEIRO DE ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO

XIV SEMINÁRIO DE PÓS-gRADUAÇÃO
EM gEOGRAFIA

"Soberania e Ciência no Século XXI: a decolonialidade do saber como novo paradigma geográfico?"

 
APRESENTAÇÃO

Criado como uma atividade interna do Programa de Pós-Graduação em Geografia, o Seminário da Pós-Graduação foi promovido com o intuito de aprofundar o debate científico da Geografia entre os alunos do PPGG UNESP Rio Claro e toda a comunidade acadêmica, apresentando as pesquisas realizadas no nível da pós-graduação. No decorrer dos anos, com a realização de novas edições e a consequente visibilidade, o Seminário se expandiu e hoje conta com uma estrutura e organização de um evento nacional, com a presença de professores e professoras conferencistas e participantes de mesas-redondas de diferentes regiões do país.

 

A XIV edição do Seminário será realizado em março de 2019, conjuntamente ao II Congresso Brasileiro de Organização do Espaço, tendo como tema “Soberania e Ciência no século XXI: a decolonialidade do saber como novo paradigma geográfico?”. Trata-se de um evento com um tema novo para a Geografia, mas que tem sido construído no campo das ciências sociais desde os anos de 1940 ainda com o Pós-colonialismo na Europa e chegando à América Latina na década de 90, tendo como marco a reimpressão de “Colonialidad y modernidad-racionalidad” de Aníbal Quijano. A decolonialidade questiona o universalismo etnocêntrico e o eurocentrismo teórico muito presente ainda no mainstream das ciências sociais.

 

A forma ou os pilares do conhecimento pelo que verificamos de Brasil ou de América Latina, África e Oriente Médio é sustentado por um embasamento eurocêntrico que escancara um sistema hierárquico na construção da ciência, estando o Norte Global (Europa e Estados Unidos) teorizando e aplicando seus resultados e o Sul Global como a fonte das experiências estudadas, figura como um mero receptáculo dessas aplicações.

 

A decolonialidade se baseia na necessidade de se consolidar um movimento de resistência teórico e prático, político e epistemológico, à lógica da modernidade/colonialidade. Esse movimento busca romper com essa colonialidade do poder que controla a economia, a autoridade, a natureza e os recursos naturais existentes, o gênero e a sexualidade, bem como o próprio conhecimento. São verdadeiras formas de continuidade da colonização no qual os diferentes povos/territórios na então região latino-americana foram submetidos. Após as administrações coloniais essas formas ainda se mantêm evidenciando a existência de estruturas do sistema-mundo capitalista moderno/colonial.

 

O objetivo do evento não recai unicamente em se responder ao questionamento “a decolonialidade do saber como um novo paradigma geográfico?”, mas principalmente, a partir de uma leitura geográfica, situar como esse pensamento, a decolonialidade, contribui para a construção da soberania nacional e latino-americana. Logo, o II Congresso Brasileiro de Organização do Espaço e o XIV Seminário da Pós-Graduação em Geografia é um evento revestido de grande importância tendo em vista o atual momento histórico vivenciado pelo Brasil e por seus vizinhos latino-americanos, marcado por um avanço de políticas conservadoras no campo social, político e econômico, afastando a possibilidade de um aprofundamento de relações de integração regional. Além disso, especificamente no Brasil, vemos o descumprimento dos princípios democráticos, o avanço de práticas fascistas, a perda de direitos sociais e o “entreguismo” desenfreado evidenciando a crise política, econômica e institucional pelo qual o país enfrenta.

 

Nesse sentido, a programação das atividades do II Congresso Brasileiro de Organização do Espaço e XIV Seminário de Pós-Graduação em Geografia objetiva oferecer um ambiente de intensa reflexão em torno das questões que tangem a Geografia, especialmente, aquelas que envolvem a construção de um território soberano, de um pensamento com efetiva autonomia e do avanço de uma sociedade mais humana e justa.

 

Por fim, assim como outros importantes eventos realizados nacionalmente, esperamos possibilitar à Geografia, em diálogo com outras áreas do saber, um momento para apresentar a diversidade de seu pensamento e de suas reflexões teóricas.

GT 1 - Uso e conservação de recursos hídricos e processos hidroclimáticos

Este Grupo de Trabalho aborda os processos hidroclimáticos, locais, regionais e globais, a bacia hidrográfica como unidade de estudo da ciência geográfica e as multi-escalas de análise do clima e suas vulnerabilidades. Encontram-se sob o espectro deste GT as seguintes temáticas específicas: interação biosfera-atmosfera; modelos hidroclimáticos; balanço hídrico; legislação e gerenciamento de recursos hídricos; manejo, degradação, conflitos e recuperação de recursos hídricos; gestão de bacias hidrográficas; modelagem de dinâmicas fluviais; articulação das escalas de análise do clima; o clima como ferramenta de gestão territorial; extremos, vulnerabilidade e adaptação climática; clima e interações ecológicas; paleoclimatologia; clima urbano e conforto térmico; impactos de fenômenos climáticos; diferentes escalas de consequências das mudanças climáticas; aplicação de tecnologias para análises hídricas e climatológicas.

GT 2 - Processos e dinâmicas da paisagem: interações naturais e antrópicas 

Este Grupo de Trabalho aborda áreas e temáticas específicas como: geomorfologia estrutural e climática; neotectônica; geomorfologia do quaternário; sistemas fluviais e marinhos; dinâmica de vertentes e interações pedogeomorfológicas; geotecnologias; mapeamento geomorfológico; erosão hídrica e assoreamento; impactos das atividades minerárias; relação pedogênese e morfogênese; processos de formação e degradação do solo; mudanças de cobertura do uso do solo.

GT 3 - Geodiversidade e conservação do patrimônio pedogeomorfológico e biogeográfico

Este Grupo de Trabalho aborda a geodiversidade como instrumento de conservação, os padrões e processos biogeográficos e abordagens de conservação da biodiversidade. Para tal, encontram-se sob o espectro deste GT as seguintes temáticas: técnicas de levantamento cartográfico da geodiversidade em diferentes escalas; geoconservação; valoração e apropriação do patrimônio geológico, pedológico e geomorfológico; geoturismo; biogeografia histórica e paleo-biogeografia; biogeografia funcional; padrões e conservação da biodiversidade; biogeografia da conservação; modelagem biogeográfica; biogeografia e mudanças climáticas; ecologia da paisagem; hotspots de biodiversidade; implementação, gestão e desafios das unidades de conservação.

GT 4- Política, Planejamento e Meio Ambiente: Escalas e Dimensões

Este Grupo de Trabalho aborda discussões referentes às pesquisas sobre: Preservação ambiental; Reservas ambientais e extrativistas; planejamento regional e territorial; Diagnóstico ambiental; Risco ambiental; Justiça ambiental; Poluição; Gestão da biodiversidade e de áreas protegidas; Formas e controles de uso da natureza; Sustentabilidade; Políticas ambientais; Natureza e o urbano.

GT 5- Políticas educacionais e Currículo

Este Grupo de Trabalho abrange as seguintes temáticas: diretrizes, propostas e bases curriculares para o ensino de Geografia; políticas públicas educacionais nos variados contextos educacionais brasileiros, diretrizes para formação docente no ensino de Geografia; propostas e práticas de avaliação no ensino de Geografia; pressupostos teórico-epistemológicos do ensino de Geografia; procedimentos metodológicos de análise de currículos da Geografia; currículo e sociedade; currículo e cultura; EJA; Educação especial/ inclusiva; questões étnico-raciais, ambientais e de gênero no currículo da Geografia; educação profissional; currículo das licenciaturas de Geografia e temas correlatos.

GT 6- Dispositivos didáticos, práticas pedagógicas e formação docente

Este Grupo de Trabalho abrange as seguintes temáticas: o ensino de Geografia em seus diferentes contextos; diferentes linguagens no Ensino de Geografia e recursos didáticos para o ensino; avaliação de práticas pedagógicas e metodologias de ensino; práticas formativas; educação ambiental; relações entre sabedorias tradicionais e ensino de Geografia; teorias da aprendizagem e construção do raciocínio geográfico na formação docente; tecnologias aplicadas ao ensino; análise de dispositivos didáticos e suas experiências; Geografia da infância; PIBID/Residência Pedagógica e suas experiências e temas correlatos.

GT 7- Cartografia e Cartografia escolar

Este Grupo de Trabalho abrange as seguintes temáticas: representações espaciais aplicadas ao planejamento territorial; geodésia; sensoriamento remoto; sistemas de informações geográficas; cartografia histórica e social; história da cartografia; cartografia para crianças e escolares; cartografia, sociedade e inclusão social; e temas correlatos.

GT 8- Dinâmicas e Processos Sociais e Espaciais Urbanos

Este Grupo de Trabalho contempla temas como organização e (re)produção do espaço urbano; reestruturação urbana: agentes, redes, escalas e processos espaciais; metrópole, metropolização e dinâmica espacial contemporânea; redes urbanas e cidades médias; economia urbana, trabalho, comércio e consumo; mobilidade, migração e espaço urbano; territórios, ativismos e movimentos sociais e urbanos; geografia histórica urbana; práticas culturais na produção da cidade; Estado, grandes projetos e planejamento corporativo; transformações no campo e nas cidades em um contexto da globalização e metropolização; geotecnologias e análise espacial no espaço urbano; favelização, periferização e processos de expulsão/expansão urbana; problemas ambientais urbanos; uso e ocupação de espaços públicos urbanos; direito à cidade; planejamento urbano; militarização do espaço urbano; cidades do agronegócio; e demais temas correlatos.

GT 9 - Geografia Agrária

Este Grupo de Trabalho visa analisar as dinâmicas e processos no meio rural/agrário a partir da reflexão dos seguintes temas: Estado e políticas públicas voltadas a agricultura; disputas territoriais pelo acesso a terra; questão Indígena e Quilombola; reforma agrária, assentamentos e acampamentos rurais; papel das cooperativas agropecuárias; relações de trabalho, dinâmicas migratórias e questão ambiental no campo; questões de gênero e educação no campo; agroecologia; financiamento e financeirização da agricultura; reestruturação produtiva, expansão da fronteira agrícola e cidades do Agronegócio; logística agroindustrial; desenvolvimento rural; relações campo/cidade e abordagens teórico/ metodológicas em Geografia Agrária.

GT 10 - Geografia Cultural e Marginais

Este Grupo de Trabalho aborda questões relacionadas a geografia cultural e geografias marginais, a partir das seguintes temáticas: religião; patrimônio cultural; gênero e raça; culturas tradicionais; interface Geografia e Artes; e temas correlatos, via abordagens críticas, culturais e humanistas.

GT 11 - Geografia Política e Geopolítica

Este Grupo de Trabalho abrange as seguintes temáticas: Teorias e fundamentos da Geografia Política; Estado e políticas territoriais; Pacto Federativo; Amazônia; Globalização; Blocos econômicos; Mercosul; Integração Latino-Americana; Crise política e democracia; Sistema-mundo; Geopolítica do sul; Bolivarianismo; Oriente Médio; Estados Unidos; crise imigratória e temas correlatos.

GT 12 - Geografia Econômica e Industrial

Neste Grupo de Trabalho busca-se propor discussões referentes aos seguintes temas: Estado e políticas setoriais; reestruturação produtiva; reprimarização/commoditização da economia; aglomerações produtivas; desenvolvimento regional e local; movimento sindical; governança territorial; regionalização; financeirização; Geografia dos transportes; Geografia da inovação e temas correlatos.

GT 13 - Epistemologia da Geografia, História da Geografia e Cartografia Histórica

O Grupo de Trabalho abrange as seguintes temáticas: Teorias e Métodos em Geografia; História do Pensamento Geográfico; História da Geografia; Geografia Histórica; Formação Territorial do Brasil; Representações Geográficas e Disputas Territoriais; História da Cartografia; Cartografia Histórica Urbana; Demografia Histórica; Formações dos Estados e das Identidades Nacionais; Viagens e Expedições Científicas; História Ambiental; Fontes Históricas em Geografia; História das Instituições Geográficas; Pensamento Social e Escolas Geográficas; História da Ciência e temas correlatos.

grupos de trabalho - gts
PROGRAMAÇÃO

                            24 de março - domingo

14:00 - 17:00h     Credenciamento

18:30 - 22:00h     Solenidade e Conferência de Abertura

                            25 de março - segunda-feira

08:00 - 12:00h     GTs

14:00 - 17:00h     Mesa redonda 1

18:30 - 22:00h     Mesa redonda 2

                            26 de março - terça-feira

08:00 - 12:00h     GTs

14:00 - 17:00h     Mesa redonda 3

18:30 - 22:00h     Mesa redonda 4

                            27 de março - quarta-feira

08:00 - 12:00h     GTs

14:00 - 17:00h     Mesa redonda 5

18:30 - 22:00h     Mesa redonda 6

                            28 de março - quinta-feira

08:00 - 12:00h     Trabalhos de campo

14:00 - 17:00h     Mesa redonda 7

18:30 - 22:00h     Mesa de Encerramento

(Confria os detalhes clicando sobre as atividades da programação)

submissão de trabalhos

Os trabalhos submetidos ao evento serão avaliados por uma comissão científica. Após avaliação, quando aprovados, os trabalhos estarão aptos a serem apresentados e, consequentemente, publicados nos Anais.

  • Serão aceitos apenas trabalhos completos de 8 a 12 páginas. Detalhes da formatação estão disponíveis no modelo de arquivo e no quadro de normas de formatação dos trabalhos (abaixo).

  • No arquivo deve constar o nome completo do proponente sem abreviação, vinculo institucional (acadêmico ou profissional) e o e-mail.

  • Serão aceitos trabalhos nos idiomas português e espanhol, sendo que todos os trabalhos deverão conter resumo (em português) e resumen (em espanhol).

  • A apresentação dos trabalhos será oral.

  • Poderão ser submetidos trabalhos resultantes de pesquisas em andamento, concluídas e relatos de experiências.

 

Cada participante poderá submeter até um trabalho como autor principal (primeiro autor) e dois na condição de co-autor. Além do autor principal, cada trabalho poderá ter, no máximo, até quatro co-autores.

O trabalho deverá estar inscrito em um dos 13 Grupos de Trabalhos (GTs) organizados para o evento. Os GTs estão dispostos de acordo com as três linhas adotadas pelo

PPG-Geografia da Unesp Rio Claro.

Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail referente ao eixo no qual o proponente pretende participar. No campo assunto do e-mail deverá ser indicado: “TRABALHO – GT (indicar o nome completo do GT)”.

Os eixos seguem abaixo, com respectivos GTs e E-mail para envio dos trabalhos.

 

Eixo 1 - Dinâmicas da Paisagem e Análise Socioambiental

E-mail para submissão de trabalhos: eixo1cboe@gmail.com

GT 1 - Uso e conservação de recursos hídricos e processos hidroclimáticos

GT 2 - Processos e dinâmicas da paisagem: interações naturais e antrópicas

GT 3 - Geodiversidade e conservação do patrimônio pedogeomorfológico e biogeográfico

GT 4 - Política, Planejamento e Meio Ambiente: Escalas e Dimensões

 

Eixo 2: Ensino de Geografia e Cartografia Escolar

E-mail para submissão de trabalhos: eixo2cboe@gmail.com

GT 5 - Políticas educacionais e Currículo

GT 6 - Dispositivos didáticos, práticas pedagógicas e formação docente

GT 7 - Cartografia e Cartografia escolar

 

Eixo 3 - Territórios, Mutações Econômicas e Políticas Públicas

E-mail para submissão de trabalhos: eixo3cboe@gmail.com

GT 8 - Dinâmicas e Processos Sociais e Espaciais Urbanos

GT 9 - Geografia Agrária

GT 10 - Geografia Cultural e Marginais

GT 11 - Geografia Política e Geopolítica

GT 12 - Geografia Econômica e Industrial

GT 13 - Epistemologia da Geografia, História da Geografia e Cartografia Histórica

Para a escolha do GT, clique sobre o botão "GRUPOS DE TRABALHO - GTs" no menu principal e consulte suas respectivas ementas.

Os GT’s não terão limites de trabalhos aceitos para apresentação, desde que aprovados pela Comissão Científica do evento.

Serão apresentados até 10 trabalhos por dia/sala, podendo cada GT dispor de uma ou mais salas de apresentações, a depender do número de trabalhos aprovados.

O tempo de apresentação para cada trabalho será de 15 minutos, reservados outros 5 minutos para questões ou discussões do mesmo.

Os trabalhos aceitos serão apresentados ao longo de três manhãs consecutivas, de modo que permitam debates e diálogos, além da formação de redes de conhecimento entre pesquisadores com interesses investigativos e políticos comuns.

Nos GT’s, tanto os apresentadores como participantes que não apresentarem trabalhos terão a oportunidade de discutir, relatar experiências e trocar informações.

Os trabalhos devem ser elaborados utilizando o modelo de formatação indicado neste arquivo (clique sobre o ícone ao lado para fazer o download) 

INSCRIÇÕES

Para se inscreverem, os participantes deverão realizar transferência ou depósito identificado do valor correspondente à modalidade e ao prazo de inscrição. Os dados bancários para o pagamento das inscrições são:

Banco: Banco do Brasil

Agência: 6862-4

Conta Poupança: 7.242-7

Variação: 51

Titular da conta: Cecy Meira Rosa de Souza

CPF da titular: 382.194.798-50

 

Para efetivação da inscrição, deverá ser enviado um e-mail para o Setor Financeiro do CBOE, no endereço financeirocboe@gmail.com

No e-mail, deverá ser anexado o comprovante de pagamento, bem como algum documento que confirme a modalidade de inscrição, como comprovantes de matrícula em cursos de graduação ou pós-graduação, comprovantes de associação à AGB ou AGETEO e contrato de trabalho ou contracheque.

No corpo do e-mail, os participantes deverão informar o nome completo, CPF, vínculo institucional/profissional e o título do trabalho submetido ao evento (exceto para os inscritos na modalidade ouvinte).

Lembramos que pelo menos o autor principal (primeiro autor) de cada trabalho deve se inscrever e efetuar o pagamento da inscrição.

LOCALIZAÇÃO

Universidade Estadual Paulista - UNESP - Campus de Rio Claro

Avenida 24-A, 1515, Bela Vista 

Rio Claro-SP

 
 
 
 
 
 
cOMISSÕES

COORDENADORIA GERAL DO EVENTO


Profª. Drª Darlene Aparecida de Oliveira Ferreira (Unesp-Rio Claro)

Prof. Dr. Diego Corrêa Maia (UNESP-Rio Claro)

Prof. Dr. Thiago Sanna Freire da Silva (Unesp-Rio Claro)

COMISSÃO ORGANIZADORA

 

Profª. Drª. Andreia Medinilha Pancher (Unesp-Rio Claro)

Prof. Dr. Paulo Roberto Teixeira de Godoy (Unesp-Rio Claro)

Prof. Dr. Samuel Frederico (Unesp-Rio Claro)

Ma. Francielly Naves Fagundes (doutoranda no PPGG/Unesp Rio Claro)

Ma. Patrícia da Cruz Oliveira (doutoranda no PPGG/Unesp Rio Claro)

Me. Rogério Gerolineto Fonseca (doutorando no PPGG/Unesp Rio Claro)

Me. Thiago Bueno Saab (doutorando no PPGG/Unesp Rio Claro)

Bela./Lic. Amanda Gadotti (mestranda no PPGG/Unesp Rio Claro)

Lic. Beatriz Magalhães Santos (graduanda no Bacharel em Geografia/Unesp Rio Claro)

Bela./Lic. Bruna Henrique Albuquerque (mestranda no PPGG/Unesp Rio Claro)

Bela./Lic. Cecy Meira Rosa de Souza (mestranda no PPGG/Unesp Rio Claro)

Bel./Lic. Estêvão Botura Stefanuto (mestrando no PPGG/Unesp Rio Claro)

Lic. Gabriel Pinto de Bairro (graduando no Bacharel em Geografia/Unesp Rio Claro)

Bela./Lic. Marina Gama Diotto (mestranda no PPGG/Unesp Rio Claro)

Bel. João Francisco Ferreira Sobreiro (mestrando no PPGG/Unesp Rio Claro)

Bel./Lic. José Renato Ribeiro (mestrando no PPGG/Unesp Rio Claro)

Bel./Lic. Yuri Martenauer Saweljew (mestrando no PPGG/Unesp Rio Claro)

Gabriel Sobreira Gomes da Silva (graduando em Geografia/Unesp Rio Claro)

José Vitor Rossi Souza (graduando em Geografia/Unesp Rio Claro)

Renan Yamasaki Veiga de Barros (graduando em Geografia/Unesp Rio Claro)

COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof. Dr. Adriano Luíz Heck Simon (UFPel - Pelotas/RS)

Prof. Dr. Alan Silveira (UFU - Monte Carmelo/MG)

Prof. Dr. Aldomar Arnaldo Rückert (UFRGS - Porto Alegre/RS)

Profª. Drª. Aline Pascoalino (UEMG - Frutal/MG)

Drª. Ana Beatriz Pierri-Daunt (UNESP - Rio Claro/SP)

Profª. Drª. Ana Cláudia Nogueira Maia (UNESP - Rio Claro/SP)

Profª Drª. Ana Rute do Vale (UNIFAL – Alfenas/MG)

Profª. Drª. Andréa Aparecida Zacharias (UNESP – Ourinhos/SP)

Profª. Drª. Angélica Vieira de Souza Lopes (UFTM – Uberaba/MG)

Prof. Dr. Antonio Marcos Roseira (UFABC - São Bernardo do Campo/SP)

Prof. Dr. Antônio Oliveira Junior (UFU - Ituiutaba/MG) 

Profª. Drª. Bruna Gomes Rossin (SME - Rio Claro/SP)

Prof. Dr. Carlo Eugênio Nogueira (UFES - Vitória/ES)

Dr. Carlos Leandro de Oliveira Cordeiro (IIS - Rio de Janeiro/RJ)

Prof.ª Dr.ª Catherine Prost (UFBA -Salvador/BA) 

Profª. Drª. Cátia Antônia da Silva (UERJ - São Gonçalo/RJ)

Profª. Drª. Cristina Moraes (UDESC – Florianópolis/SC)

Prof. Dr. Dener Toledo Mathias (UFMT – Cuiabá/MT)

Prof. Dr. Diego Corrêa Maia (UNESP - Rio Claro/SP)

Prof. Dr. Eduardo Marandola Junior (UNICAMP – Limeira/SP)

Prof. Dr. Elói Martins Senhoras (UFRR - Boa Vista/RR)

Prof. Dr. Felipe Comitre (IFPR – Pinhais/PR)

Me. Felipe Rodrigues de Camargo (UNESP - Rio Claro/SP)

Prof ª Drª. Fernanda Cunha de Carvalho (UFMA – Pinheiro/MA)

Prof. Dr. Flamarion Dutra Alves (UNIFAL – Alfenas/MG)

Prof. Dr. Guilherme Caruso Rodrigues (FMPFM - Mogi-Guaçu/SP)

Prof. Dr. Genylton Odilon Rêgo da Rocha (UFPA - Belém/PA)

Profª. Drª. Geórgia Stefânia Picelli Laubstein Oliveira (SEESP – Rio Claro/SP)

Prof. Dr. Gilvan Charles Cerqueira Araújo (SEDF - Brasília/DF)

Prof ª Drª. Ilia Alvarado Sizzo (UNAM - México)

Prof. Dr. Jader Janer Moreira Lopes (UFJF - Juiz de Fora/MG)

Prof. Dr. João Pedro Pezzato (UNESP - Rio Claro/SP)

Prof ª Drª. Juliana Nunes Rodrigues (UFF - Niterói/RJ)

Prof ª Drª Juliana Przybysz (UEPG - Ponta Grossa/PR)

Prof. Dr. Juscelino Eudâmidas Bezerra (UnB - Brasília/DF)

Drª. Larissa Alves de Lira (USP - São Paulo/SP)

Prof. Dr. Leandro de Godoi Pinton (UFTM - Uberaba/MG)

Prof. Dr. Leandro Zandonadi (UEM - Maringá/PR)

Prof. Dr. Lucas Barbosa e Souza (UFT - Porto Nacional/TO)

Prof. Dr. Lucas Labigalini Fuini (IFSP - São João da Boa Vista/SP)

Me. Marcelo Alves Teodoro (UNESP - Rio Claro/SP)

Profª. Drª. Maria Adailza Martins de Albuquerque (UFPB - João Pessoa/PB)

Profª. Drª. Maria Bernadete Sarti da Silva Carvalho (UNESP - Rio Claro/SP)

Profª. Drª. Maria Júlia Veiga da Silva (UFOPA - Santarém/PA)

Drª. Marina Regitz Montenegro (USP - São Paulo/SP)

Profª. Drª. Míriam Aparecida Bueno (UFG - Goiânia/GO)

Prof. Dr. Mirlei Fachini Vicente Pereira (UFU – Uberlândia/MG)

Profª. Dr.ª Patricia Martinelli (ISECAMP/UNIFACCAMP - Campo Limpo Paulista/SP)

Profª. Drª. Paula Cristiane Strina Juliasz (UFF - Angra dos Reis/RJ)

Prof. Dr. Paulo Henrique Pereira Pinto (UNIR - Porto Velho/RO)

Prof. Dr. Rildo Aparecido Costa (UFU - Ituiutaba/MG)

Prof. Dr. Rildo Borges Duarte (IF do Sul de Minas – Passos/MG)

Prof. Dr. Ricardo Alberto Scherma (UFFS – Chapecó/SC)

Drª. Rita de Cássia Gromoni Shimizu (UNESP - Rio Claro/SP)

Prof. Dr. Rubens de Toledo Junior (UNILA - Foz do Iguaçú/PR)

Prof. Dr. Sidney Gonçalves Vieira (UFPel - Pelotas/RS)

Profª. Drª. Silvia Aparecida Guarnieri Ortigoza (UNESP - Rio Claro/SP)

Profª. Drª. Silvia Selingardi-Sampaio (UNESP - Rio Claro/SP)

Prof. Dr. Sirius Oliveira Souza (UNIVASF - Senhor do Bonfim/BA)

Profª. Drª. Tânia Seneme do Canto (UNICAMP - Campinas/SP)

Profª. Drª. Tatiana Berringer (UFABC - São Bernardo do Campo/SP)

Profª. Drª. Tatiane Marina Pinto de Godoy (UFSJ - São João del-Rei/MG)

Prof. Dr. Tiago Vieira Cavalcante (UFC - Fortaleza/CE)

Drª. Tissiana de Almeida de Souza (IBGE - São Paulo/SP)

Profª. Drª. Valeria Cazetta (USP - São Paulo/SP)

Prof. Dr. Vinicius de Lima Dantas (UFU - Uberlândia/MG)

Prof. Dr. Wilson José Soares (IFMT – Rondonópolis/MT)

Prof. Dr. Yuri Tavares Rocha (USP - São Paulo/SP)

 
cONTATO

REALIZAÇÃO

Apoio

Programa de Pós-Graduação em Geografia

Av. 24-A, 1515, Bela Vista - Rio Claro/SP

13506-700

camisa feita de pet.png

© 2018 Comissão de Eventos PPGG.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now